quarta-feira, 8 de junho de 2011

Guarda o coração

Adolescentes apaixonados, parece que eles entram em fase de amor cada vez mais cedo. E pra os adolescentes cristãos a realidade não é diferente, eles também deixam seus olhinhos brilharem com o sonho de viver um romance e uma história de amor. Cartinhas pra lá, musicas pra cá, suspiros e abraços no travesseiro. Uma realidade que pode parecer engraçada, mas o fato é que adolescentes apaixonados são mais um perigo do que uma piada.

O número de adolescentes grávidas, praticando aborto e o pior, meninas e meninos em fase adolescente sendo encontrados com doenças sexualmente transmissíveis e psicológicas graves é assustador. E isso tudo se dá a carência e falta de atenção da fase, adolescentes têm uma necessidade de estar perto, de serem amados e de amar. Mas não estão preparados pra entrar em um relacionamento, e menos ainda entendem que esse amor e esse contato que eles sentem falta devem ser encontrados nos braços de seus amigos e família. Infelizmente os adolescentes que não conhecem a Deus e os princípios que são ensinados aos cristãos, acabam se envolvendo com pessoas aproveitadoras, com outros adolescentes que se deixam levar por seus hormônios gritantes e pela vontade de explorar os prazeres que descobriram. O fim disso tudo nós todos já conhecemos, vidas que se perdem de inúmeras formas, amadurecimento forçado ou a irresponsabilidade aplicada.

Observando a minha própria história, os adolescentes apaixonados com quem convivo, percebi alguns tipos de história em que esses amantes de novelas com grupos musicais em colégio se envolvem e que seguem basicamente a mesma linha. Geralmente temos a ideia de ter achado a pessoa que vai ser pra sempre, como nos filmes que assistimos. Que o menino “bad boy” do colégio vai virar um anjinho que sempre vai te tratar bem. Ou que a menina mais bonita da escola é insegura e vai te dar moral e se apaixonar por você.

Mas os queridos adolas que oram, leem a Bíblia e dedicam seu tempo na igreja deveria pensar muito antes de começar um relacionamento nessa fase. O que acontece é uma experiência pra se arrepender, tomar as atitudes impensadas (o que é normal pra idade), mas que vão causar ao relacionamento muitos efeitos negativos. Vai sofrer por ciúmes e por separações, vai deixar de viver intensamente o que Deus separou pra vocês e por motivo bobo de insegurança e necessidade de aprovação.

Estar perto de Deus é saber que Ele tem o tempo certo pra todas as coisas na sua vida. E não foi atoa que Ele nos mandou guardar o caminho do coração, dele é que vem a alegria e a paixão do que fazemos pra Deus, e se o coração estiver machucado e triste, não faremos com perfeição. A pessoa certa que você irá escolher e que sempre vai querer estar ao seu lado não irá fugir, estará sempre disposta a esperar por você, te dará apoio necessário nos seus planos e sonhos. E vale a pena ter total certeza de que você estará certo de suas decisões quando ela ou ele aparecer. O resultado de namoros que começam na adolescência geralmente são casamentos fracos cheios de remendos ou adolescentes frustrados e com péssimas experiências. Os efeitos não parecem tão ruins como aqueles que não estão na igreja vivem, mas você vai preferir não viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário